Image

A Revista Estud(i)os de Dança (RED) é uma publicação com arbitragem científica editada pelo polo da Faculdade de Motricidade Humana, do Instituto de Etnomusicologia — Centro de Estudos em Música e Dança — INET-md e pelo Centro de Estudos em Artes Performativas — CEAP.

A RED privilegia a disseminação científica e aceita submissões de artigos, em português e inglês, em todas as áreas de investigação em dança. É publicada online, em acesso livre (open access) e com revisão cega por pares (double-blind peer review). Inclui artigos científicos originais, dossiers temáticos e trabalhos transdisciplinares.

 

Maria João Alves

Direção e Edição da RED
Professora Auxiliar da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, Portugal
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, polo FMH, Portugal

Em nome da Comissão Editorial, tenho o prazer de anunciar um novo periódico: a RED — Revista Estud(i)os de Dança.

Esta revista está a ser elaborada há quase três anos e deve muito a diversos colaboradores. É o resultado natural da expansão do nosso centro de investigação INET-md, polo da Faculdade de Motricidade Humana que, desde 2003, desenvolve investigação no âmbito do corpo e tecnologias digitais, educação em dança, improvisação e inclusão social. Considerámos que uma revista dedicada à dança seria o meio ideal para disseminar conhecimento construído, bem como para captar os diversos interesses académicos de uma comunidade cada vez mais alargada. 

Assim nasce a Revista Estud(i)os de Dança.

Neste ano de 2023 celebra-se o 20.º aniversário da criação do grupo de investigação “Estudos em Dança” do INET-md, pelo que esta iniciativa, para além de assinalar um marco institucional, assinala um compromisso: de publicar digitalmente trabalhos rigorosos e detalhados evidenciando fundamentos teóricos, metodológicos, analíticos e interpretativos em todas as áreas de investigação que se debruçam sobre a dança, perseguindo a qualidade e desejando a excelência.

Esperamos que a RED vos motive a produzir conexões entre conhecimentos, e a submeter os vossos trabalhos científicos à nossa edição. 

Grata.

 

Elisabete Monteiro

Comissão Editorial da RED
Coordenadora do grupo de investigação “Estudos em Dança” do INET-md
Professora Auxiliar da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, Portugal
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, polo FMH, Portugal

RED, é o acrónimo da Revista Estudos de Dança, ‘brincando, de forma séria com a palavra ‘Estudos’, que se transforma pela colocação de um simples ‘i’ entre parêntesis, em Estúd(i)os de Dança, não como uma excepção, mas como uma subtileza do que é singelo.

Estúd(i)o, entendido enquanto Laboratório de estudo, perseguindo a dúvida, procura, experimentação, descoberta, reflexão e partilha, com rigor, entre campos do saber, como a investigação demanda, neste caso, no âmbito tanto das práticas como do pensar em contexto artístico.

Mas RED, enquanto designação da cor vermelha em inglês — é também a cor dos laivos representados na própria capa da Revista. Adequa-se por isso à paixão de quem quer ‘tratar por tu’ a dança, porque é de livre acesso, preservando porém o fascínio e a humildade do olhar inaugural de quem sabe que nunca tudo conhece, e se dispõe, continuamente, a descobri-lo.

A diversidade de modalidades de publicação que permite, o potencial de disseminação que possui, a par com a arbitragem científica que implica, são verdadeiros convites para futuras submissões de propostas.

Ficamos a aguardar pela vossa participação!

 

Margarida Moura

Comissão Editorial da RED
Professora Auxiliar da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, Portugal
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, polo FMH, Portugal

RED, Revista Estud(i)os de Dança é uma publicação científica no âmbito da dança. Publicada online, em acesso livre e com revisão por pares (double-blind peer review), inclui artigos científicos originais, dossiers temáticos e trabalhos transdisciplinares.  Editada pelo Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança - INET-md, polo da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Estudos em Artes Performativas, a RED, constitui-se como uma mais valia de disseminação científica, de estudo, análise reflexiva e partilha de saberes da Dança em geral e das suas múltiplas especificidades em particular.

Contamos consigo para melhor conhecer a revista, divulgá-la, e participar ativamente com a submissão de propostas criativas e inovadoras. Seja um elemento RED!

 

Daniel Tércio

Comissão Editorial da RED

Professor associado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, Portugal

Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, polo FMH, Portugal

Em dança o estúdio é lugar de estudo, de pesquisa.

A revista Estudios (ou estudos) de Dança proporciona uma plataforma de publicação em língua portuguesa e inglesa. Isto é especialmente importante para os jovens investigadores e estudantes das pós-graduações em dança (mestrados e doutoramentos), que procuram espaço para divulgar os seus trabalhos e que o preferem fazer em português. Na RED encontram essa oportunidade: escrever sobre dança e fazê-lo com a certeza que o seu contributo será previamente escrutinado por revisores autónomos.

Os diversos números da revista são de acesso aberto. O que significa que todas as pessoas interessadas em dança (e, em geral, em artes performativas) poderão aceder livremente à investigação que se vai fazendo, sobretudo entre as comunidades de língua portuguesa.

Bem-vindas e bem-vindos à RED.

 

Sérgio Bordalo e Sá

Coordenador do polo FMH do INET-md
Coordenador adjunto do CEAP - Centro de Estudos em Artes Performativas
Investigador da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, Portugal
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, polo FMH, Portugal

Sendo a primeira revista académica no campo dos Estudos em Dança com arbitragem científica editada em Portugal, a RED é um projecto muito importante para o INET-md e, em especial, para o nosso pólo na FMH. Não foi um parto fácil, como se comprova pela gestação de três anos que o projecto teve, mas finalmente, passadas todas as tempestades e tormentos, agora é o tempo de dar à luz esta primeira edição.

Em nome do pólo da FMH do INET-md, gostaria de agradecer a todos os que contribuíram para que a revista pudesse passar de um desejo a uma realidade concreta, naturalmente aos autores dos textos, à comissão científica, que fez a respectiva arbitragem, e, em especial, à Maria João Alves, cuja perseverança e (para utilizar uma palavra muito em voga nos dias de hoje) resiliência foram absolutamente essenciais para pudéssemos estar aqui hoje a celebrar o lançamento da revista.

Que este seja o primeiro número de uma longa vida da RED! Muito obrigado e parabéns!